Tempo
|
A+ / A-

Aumentam os casos de inflamações graves no fígado em crianças pequenas

19 abr, 2022 - 10:40 • Anabela Góis , Olímpia Mairos

Desconhece-se a origem da infeção que está a atingir dezenas de crianças com menos de seis anos. São atípicas porque as hepatites agudas são raras nas crianças e mais preocupantes, já que em alguns casos houve necessidade de transplante hepático. Em Portugal não é conhecido nenhum caso.

A+ / A-

Estão a aumentar os casos de inflamações graves no fígado em crianças com menos de seis anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre dezenas de casos em crianças, que relatados foram em vários países da Europa e nos Estados Unidos.

Para já não se conhece a causa da infeção e os casos não foram associados ao vírus da hepatite, mas em várias situações houve necessidade de transplante.

À Renascença, o diretor do programa nacional para as hepatites virais da DGS diz que as dúvidas são muitas. Os pediatras estão avisados, mas até agora, não há nenhum caso em Portugal.

“Em Portugal ainda não há, inclusivamente os colegas da pediatria estão de sobreaviso. O que se sabe é que houve casos notificados há três semanas no norte da Europa, Escócia, País de Gales e Espanha, em crianças muito pequeninas, entre os dois e os quatro anos, com inflamação no fígado”, indica Rui Tato Marinho.

O especialista refere que “não se sabe qual é a causa”, acrescentando que “as causas mais frequentes das hepatites que são os vírus A, B, C, D e E foram excluídas”.

“Há uns casos com outros vírus que nós já conhecemos, também há uns casos infetados com SarsCov2, mas também há muitas crianças sem Covid-19, por isso não se pode valorizar. Ainda não se sabe qual é a causa. O que se pensa é que é um vírus que, entre outras coisas, afeta o fígado e provoca uma inflamação no fígado. Pode ser um novo vírus. Está tudo em aberto”, diz.

A Direção-Geral da Saúde já está a acompanhar o alerta para esta espécie de hepatite atípica que foi lançado pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças e pela Organização Mundial da Saúde.

“Uma coisa que chama a atenção é o facto de terem surgido muitos casos em países diferente e há uma pequena percentagem de casos que não evoluíram bem, em que o fígado falhou mesmo e tiveram de fazer transplante hepático”, esclarece.

A origem desta infeção no fígado, que está a atingir dezenas de crianças pequenas, ainda não é conhecida. Daí a importância de os pais estarem atentos aos sinais de infeção.

Não devem ficar alarmados, mas ficar atentos quando uma criança tem uma infeção que justifica uma ida ao médico, normalmente os pais são muito atentos à febre. Quando as crianças não estão bem devem fazer análises ao fígado... só por aí é que se vai conseguir saber se foi afetado ou não”, aconselha.

As hepatites agudas são raras nas crianças e estas infeções estão a preocupar os especialistas, porque em alguns casos houve necessidade de transplante hepático.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mytoo
    20 abr, 2022 lisboa 10:27
    Ninguém se lembra dos tóxicos que há nos alimentos para pimpolhos? Hepatite não é igual a vírus.
  • Maria
    19 abr, 2022 Palmela 10:33
    Isto e da alimentacao" as criancas so comem porcarias! Os pais compram tudo feito deixaram de cozinhar pras criancas" quando chegam a idade escolar a escola tambem despediu as cozinheiras entregou tudo a empresas de comida rasca!

Destaques V+