Tempo
|
A+ / A-

​Combustíveis

Bomba cobrava 1,65 euros antes de clientes começarem a abastecer

18 abr, 2022 - 14:11 • Ricardo Vieira

Em causa estão “fortes indícios do crime de especulação e eventual crime de falsificação de notação técnica, tendo os factos sido, de imediato, comunicados ao Ministério Público", adianta a ASAE.

A+ / A-

Um posto de abastecimento de combustível cobrava valores até 1,65 euros ainda antes dos clientes começarem a atestar a viatura, avançou esta segunda-feira a ASAE.

A alegada falsificação foi detetada, em flagrante delito, numa bomba de Vila Pouca de Aguiar por inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

"Durante a ação os inspetores verificaram que, no início de cada abastecimento, após o reset do contador e mesmo antes de ser pressionado o manípulo da agulheta da bomba, o contador alterava-se automaticamente, cobrando valores até 1,65 euros, sem que o consumidor tivesse feito qualquer abastecimento efetivo", revela a ASAE, em comunicado.

Em causa estão “fortes indícios do crime de especulação (delito antieconómico) e eventual crime de falsificação de notação técnica, tendo os factos sido, de imediato, comunicados ao Ministério Público", adianta a ASAE.

As bombas em causa tinham sido sujeitas a controlo metrológico este ano e tinham o respetivo selo de validade e de conformidade.

Os equipamentos foram selados e apreendidos, para garantir a perícia técnica.

Esta é já a quarta situação semelhante detetada pela ASAE nos últimos meses em postos de abastecimento de combustíveis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    19 abr, 2022 ILHAVO 12:51
    Então, depois de certificados os factos, vão perder tempo em mais investigações e alegações, em vez de terminarem sem apelo possível a licença de "exploração" do ladrão ou ladrões em causa? E que tal uns trabalhinhos forçados a reparar estradas no Baixo-Alentejo profundo em.pleno verão, por exemplo?
  • Joaquim Correto
    18 abr, 2022 Paços 13:36
    Para além de multa e proibição de voltar a comercializar, tem que dar prisão efetiva de muitos anos! Isto é gravíssimo!

Destaques V+