Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Agricultores em marcha lenta no Fundão

18 abr, 2022 - 08:23 • Olímpia Mairos

Reclamam preços justos e apoios concretos para minimizar os prejuízos provocados pelo que designam de brutal aumento do custo dos fatores de produção, nomeadamente do gasóleo e dos fertilizantes.

A+ / A-

A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco marcou para esta hora uma marcha de tratores e outras máquinas agrícolas “em defesa da agricultura e do mundo rural, pela soberania alimentar”.

Em declarações à RTP, o presidente da Associação Distrital de Agricultores de Castelo Branco apela ao Governo para que tome medidas concretas.

“É importante que o Governo tome medidas no sentido de obviar esta situação, porque é de facto uma situação catastrófica. É necessário tomar medidas com força, com mais significado”, diz Mesquita Malheiro, acrescentando que é urgente agir para evitar a “asfixia da agricultura na região”.

De acordo com o comunicado enviado às redações, os agricultores exigem “preços justos à produção; escoamento dos produtos agrícolas a preços compensatórios; apoios concretos para a minimização dos prejuízos provocados pelo aumento dos custos dos fatores de produção (gasóleo, eletricidade, rações, sementes, fertilizantes e taxas de juros).

Reclamam também o aumento do subsídio do gasóleo agrícola e à eletricidade verde e apoios aos agricultores vítimas de prejuízos provocados pela seca, Covid-19 e animais selvagens”.

De entre as reivindicações, destaca-se ainda “a rápida conclusão do regadio a sul da Gardunha e regadios tradicionais, assim como apoios às organizações de agricultores pela prestação de serviços técnicos aos profissionais do setor”, lê-se na nota.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+