Tempo
|
A+ / A-

Baleia que arrojou na Fonte da Telha morreu e trabalhos de remoção estão a decorrer

16 abr, 2022 - 00:54 • Lusa

A baleia que arrojou sexta-feira na praia da Fonte da Telha, Almada, distrito de Setúbal, morreu pelas 21:30 e, neste momento, decorrem as operações para a remoção do animal, disse à Lusa o capitão do Porto de Lisboa.

A+ / A-

"O animal morreu por volta das 21:30 [sexta-feira] e após essa ocorrência iniciaram-se aqui os procedimentos de remoção da carcaça, sob coordenação da Câmara Municipal de Almada", afirmou à agência Lusa Diogo Vieira Branco.

"A Câmara Municipal de Almada é a gestora deste espaço" e é a esta entidade que "compete proceder à remoção", referiu aquele responsável do Porto de Lisboa, acrescentando que não será "uma operação fácil", dadas as dimensões do animal e as características do terreno.

Diogo Vieira Branco admitiu que a operação, que terá de ser feita em total segurança, deverá demorar algum tempo.

As operações de remoção no terreno estão a envolver cinco máquinas pesadas, segundo a mesma fonte.

Na sexta-feira, por volta das 19:00, o Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) já tinha admitido que o animal poderia acabar por morrer, devido aos ferimentos provocados por um possível abalroamento com uma embarcação.

"Tudo indica que terá sofrido um abalroamento por uma embarcação grande e quando isso acontece, normalmente, os animais acabam por morrer - ou morrem logo pelo impacto ou, se não morrem nos instantes seguintes ao impacto, acabam por morrer mais tarde e foi o que aconteceu a este cachalote", afirmou a bióloga do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) Marina Sequeira.

Em declarações à Lusa, a bióloga reforçou que, "quanto mais não seja pelos ferimentos que tem, um animal que sofreu um abalroamento dificilmente sobrevive", e assegurou que, apesar dessa indicação, foram feitos todos os esforços possíveis para salvar a baleia cachalote.

"Desde logo através da atuação, em primeira mão, da Polícia Marítima enquanto o cachalote estava em águas mais profundas, ainda afastado da praia, em que tentaram com embarcações que ele não se aproximasse da praia. Tentaram conduzi-lo para zonas mais profundas, mas o animal não reagiu, portanto não foi possível afastá-lo para o largo e depois acabou por arrojar na praia", indicou.

A Polícia Marítima foi informada por volta das 09:00 de sexta-feira da existência de uma baleia junto à praia da Fonte da Telha. .

Depois de a tentativa de encaminhá-la para o mar, em colaboração com o ICNF, não ter tido sucesso, o animal acabou por encalhar no areal.

Em declarações à comunicação social, na sexta-feira, o provedor do Animal do município de Almada, Nuno Paixão, disse que os arrojamentos destes animais ainda vivos não são uma situação frequente, mas têm sempre uma causa -- podem estar doentes ou feridos, ou devido à idade.

O ICNF irá realizar uma necropsia ao cadáver do animal, com quase 15 metros de comprimento e um peso estimado de cerca de 15 toneladas, na próxima segunda-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+