Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Russos em Portugal. SEF não está a renovar autorizações de residência

08 abr, 2022 - 09:33 • Marina Pimentel , Marta Grosso

A denúncia é feita na Renascença por uma advogada portuguesa de origem russa. Irina Akmetova lembra que a ordem da Comissão Europeia é apenas dirigida aos oligarcas.

A+ / A-

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) não está a renovar as autorizações de residência a todos os russos que vieram para Portugal ao abrigo dos Vistos Gold, denuncia Irina Akmetova, advogada portuguesa de origem russa.

“Tenho casos dramáticos das pessoas que têm a sua vida enraizada em Portugal há três ou quatro nos e que neste momento, por não terem título de residência válido, têm as suas vidas empatadas”, afirma à Renascença.

Nesta situação, astas pessoas “não conseguem sair de Portugal ou têm problemas em sair da Rússia para vir para Portugal, apesar de terem supostamente o direito de residirem em Portugal”, adianta.

A denúncia é feita no programa Em nome da Lei, no qual Irina Akmetova acusa o SEF de estar a aplicar a medida da Comissão Europeia indiscriminadamente, apesar de as recomendações de Bruxelas se dirigirem apenas à renovação de autorizações aos oligarcas que constem da lista de sanções.

O programa da Renascença Em Nome da Lei é emitido aos sábados, logo a seguir ao meio-dia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Viviane Saraiva
    21 abr, 2022 Lisboa 19:16
    Não são apenas os russos que não conseguem renovar Autorização de Residência, e sim TODOS os imigrantes que tiveram documentos vencidos a partir de Abril. UMA VERGONHA!

Destaques V+