Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Açores

População de São Jorge sentiu três sismos nas últimas 24 horas

06 abr, 2022 - 12:57 • Lusa

Desde o início da crise sismovulcânica, a 19 de março, registaram-se mais de 27 mil sismos. Mantém-se o nível de alerta vulcânico V4.

A+ / A-

A ilha de São Jorge, nos Açores, registou, nas últimas 24 horas, três sismos sentidos pela população, segundo informações recolhidas pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Numa atualização do CIVISA publicada na página da Proteção Civil, refere-se que, desde as 22h00 de terça-feira às 10h00 desta quarta-feira, "foi sentido um sismo".

Desde as 10h00 às 22h00 de terça-feira, foram sentidos dois sismos, de acordo com o CIVISA.

Um deles, de magnitude 2,2 na escala de Richter, foi registado, pelas 12h38, nas freguesias de Velas, São Amaro e Rosais, com intensidade III, de acordo com a Escala de Mercali Modificada.

Outro, de magnitude 2,1, foi sentido, pelas 21h23, com intensidade III, nas freguesias de Velas e Santo Amaro.

O mais recente aconteceu de madrugada, pelas 2h08. Teve magnitude 1,7 na escala de Richter e foi sentido com intensidade II na Escala de Mercali Modificada.

A Escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição", de acordo com a descrição publicada no site oficial do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA). Quando há uma intensidade III, considerada Fraca, o abalo é "sentido dentro de casa" e "os objetos pendentes baloiçam", sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados".

Pelas 10h00 de terça-feira, e desde o início da crise sismovulcânica na ilha de São Jorge, a 19 de março, o CIVISA tinha registado um total de 27.223 sismos naquela ilha, dos quais 226 sentidos pela população.

O sismo de maior magnitude (3,8 na escala de Richter) ocorreu no dia 29 de março, às 21h56.

A ilha mantém o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa "estado de repouso" e V6 "erupção em curso".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+