Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Assédio na faculdade? Universidade de Lisboa não é caso único, denuncia APAV

05 abr, 2022 - 20:31 • Redação

Denúncias de assédio chegam de todo o ambiente universitário do país. Associação Portuguesa de Apoio à Vítima retrata a situação e lembra que o caso da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa não é caso único.

A+ / A-

A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa recebeu dezenas de denúncias de assédio nos últimos dias. Contudo, a Associação de Apoio à Vítima (APAV) diz que a Universidade de Lisboa não é um caso único e que “recebemos situações de assédio e de violência em contexto universitário de diversas índoles”, afirma Carla Ferreira, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).

“Os casos têm vindo cada vez mais a conhecer a luz do dia e não a aumentar”. A representante da APAV diz à Renascença que casos de assédio sempre existiram, mas que “estamos a falar de um ambiente que era muito controlado e não havia muita informação e não havia muito registo de pedidos de ajuda por vários receios que podem estar associados a este contexto universitário”, explica.

A APAV nota que, apesar da dificuldade do meio “tem havido movimentos que ajudam a trazer estes casos à luz do dia e a própria sociedade está mais intolerante a estas situações”, esclarece à Renascença.

No que toca à posição de associações como a APAV, Carla Ferreira explica que “estes crimes, regra geral, não são de natureza pública, portanto não há uma obrigatoriedade da nossa parte em acionar e desencadear o procedimento criminal”.

“Não há aquela lógica de denunciar obrigatoriamente”, afirma. Carla Ferreira diz que devido à natureza do crime, o procedimento criminal é uma decisão da vítima.

O trabalho da APAV, nestes casos, é “esclarecer o que são os direitos das vítimas, aquilo que aconteceu e empoderá-las para poderem tomar outro tipo de ações mais direcionadas relativamente ao estabelecimento de ensino que estejam a frequentar”, conclui a responsável da APAV.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+