Tempo
|
A+ / A-

Gripe com tendência crescente, segundo Instituto Nacional de Saúde

31 mar, 2022 - 21:46 • Lusa

De acordo com o boletim, a taxa de incidência estimada de gripe foi de 22,7 por 100 mil habitantes, e a taxa de incidência de infeção respiratória aguda foi de 34,1 por 100 mil habitantes.

A+ / A-

Os casos de gripe em Portugal estão com tendência crescente em todo o país, segundo o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Num boletim divulgado esta quinta-feira, com referência à semana de 21 a 27 de março, o INSA afirma haver uma "atividade gripal com tendência crescente" e uma "atividade epidémica disseminada", de acordo com dados da Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe.

De acordo com o boletim, a taxa de incidência estimada de gripe foi de 22,7 por 100 mil habitantes, e a taxa de incidência de infeção respiratória aguda foi de 34,1 por 100 mil habitantes.

Na semana que terminou no passado domingo foram detetados três casos de gripe A (subtipo AH3), foi observado um aumento do número de casos de gripe, detetados pela Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe (Hospitais), o que vem acontecendo nas últimas quatro semanas, e foram identificados 643 casos positivos para o vírus da gripe, dos quais 637 do tipo A e 2 do tipo B.

"Em 25 dos casos foi identificado o subtipo A(H3)" e houve menos casos de outros vírus respiratórios, diz o INSA, segundo o qual, até ao momento, foram detetados 65 casos de co-infeção pelo vírus da gripe e SARS-CoV-2 (que provoca a doença Covid-19).

Quanto à gravidade dos casos o boletim indica que foram reportados três casos de gripe (Influenza A) pelas 19 unidades de cuidados intensivos que mandaram informação, e mais quatro casos de Influenza A (H3N2) nas três enfermarias que enviaram informação.

Covid-19. 20 mortos, 10.754 novos casos

De acordo com a atualização diária no site da Direção-Geral da Saúde, registaram-se, nas últimas 24 horas, 10.754 novos casos e 20 óbitos por Covid-19.

Desde segunda-feira e até ontem, quarta-feira, a DGS contabilizou um total de 34.524 novos casos de Covid-19 e 72 vítimas mortais.

Esta sexta-feira, a autoridade sanitária vai divulgar o relatório semanal da situação do SARS-CoV-2 em Portugal.

[notícia atualizada às 23h02 com dados da Covid-19]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+