Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Castro Verde. Sabores do borrego regressam para celebrar o mundo rural

30 mar, 2022 - 17:24 • Rosário Silva

Dois anos depois de ter estado suspenso por causa da pandemia, o festival regressa com mais expositores e com o município de São Brás de Alportel como convidado.

A+ / A-

Entre 1 e 3 de abril, o borrego volta a ter lugar de destaque nas terras do Campo Branco, com a realização da 3ª edição do Festival Sabores do Borrego, “um espaço de valorização e afirmação do nosso mundo rural” e que serve também “de ponto de encontro para a comunidade rural e visitantes de vários pontos do país”.

Quem o diz é a Câmara Municipal de Castro Verde na nota de apresentação deste evento que evidencia um dos produtos de excelência do concelho e da região e “marca de qualidade do mundo rural e de grande importância para a economia local”.

Depois de um intervalo forçado, de dois anos, por causa da pandemia, os promotores decidiram aumentar o espaço disponível para realização do festival, permitindo “aumentar o número de expositores de 20 para 46”, assim como reforçar o programa com novas atividades em torno das temáticas da agricultura e da pecuária.

Durante os três dias de festival, o município apostou num programa que “reforça a identidade local através da dinamização de um conjunto diversificado de iniciativas”, onde não vai faltar a animação e momentos que evocam a tradição do Campo Branco.

Esta 3ª edição do Festival Sabores do Borrego conta como convidado, com a presença do município de São Brás de Alportel (Algarve), através de um stand institucional e através das suas manifestações culturais, tradições e costumes.

Uma das novidades desta edição, é a promoção da utilização de copos reutilizáveis. A iniciativa vai ao encontro da promoção de medidas ambientais na reserva da Biosfera de Castro Verde, como a redução do plástico.

Cada copo tem uma caução de 1€ e pode ser pedido nas tasquinhas e restaurante do Festival, podendo ser levado como recordação ou entregue mediante a devolução do valor pago.

O Festival Sabores do Borrego é uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Verde, em parceria com a Associação de Agricultores do Campo Branco e o Agrupamento de Produtores Pecuários – Carnes do Campo Branco S.A.

Paralelamente, entre 1 e 10 de abril, decorre a Semana Gastronómica do Borrego nos restaurantes do concelho, que vão incluir nas suas ementas pratos confecionados à base de borrego.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+