Tempo
|
A+ / A-

Barriga de aluguer ucraniana dá à luz no São João

31 mar, 2022 - 11:13 • Isabel Pacheco

A menina nasceu esta madrugada, no Porto.

A+ / A-

Uma cidadã ucraniana deu à luz, esta madrugada, no Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, resultado de uma gestação de substituição.

Segundo fonte hospitalar, o parto decorreu “sem complicações” e a bebé, uma menina, como a parturiente “encontram-se bem”.

A cidadã ucraniana está em território nacional há cerca de duas semanas, tendo sido acompanhada pelo serviço de obstetrícia daquela unidade.

Em comunicado, o Centro Hospitalar de São João esclarece que “todas as questões legais e jurídicas” foram acuteladas durante o processo junto das “entidades competentes”.

O CHUSJ continua disponível, no contexto da política nacional e da cooperação internacional, para receber, tratar e acompanhar cidadãos ucranianos, num espírito de enorme empatia e solidariedade”, lê-se no comunicado, que acrescenta que o centro hospitalar disponibilizou cerca de 140 camas para receber cidadãos doentes provenientes da Ucrânia.

O Jornal de Notícias tinha avançado que o Ministério dos Negócios Estrangeiros recebeu pedidos de ajuda de 15 casais com gravidezes em curso na Ucrânia e que preparava uma “solução excecional” para que recém-nascidos possam sair do país.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+