Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Cidadãos apelam ao Governo para criar 'task force' para aplicar sanções à Rússia

30 mar, 2022 - 03:46 • Lusa

Uma lista que reúne 12 signatários já foi enviada a António Costa. Dizem-se preocupados com "a falta de eficácia da aplicação das sanções".

A+ / A-

Um grupo de cidadãos, que abrange antigos candidatos à Presidência da República, académicos e ativistas, apelou ao novo Governo a criação "urgente" de uma 'task force' especializada para aplicar sanções a oligarcas e a entidades russas.

Os 12 signatários "mostram-se preocupados com a falta de eficácia da aplicação das sanções e o valor residual dos identificados e congelados até agora", é adiantado.

Numa carta enviada esta terça-feira ao primeiro-ministro, António Costa, o grupo indicou que deve ser criada uma 'task force', para "operar enquanto estiverem em vigor as sanções decretadas pelo Conselho da UE [União Europeia]".

Para os subscritores, a 'task force' seria liderada pela Procuradoria-Geral da República, com elementos do Gabinete de Recuperação de Ativos e da Unidade de Informação Financeira da Polícia Judiciária, da Autoridade Tributária e Aduaneira, do Banco de Portugal e de "outras autoridades relevantes para a aplicação em Portugal das sanções determinadas pelo Conselho da União Europeia".

"Dote [António Costa] essa 'task force' da autonomia e meios necessários para executar a sua missão de forma célere e eficaz, apurando toda a informação existente (financeira, fiscal, policial e outra) relativa a suspeitas de ligação entre património estabelecido em Portugal e as pessoas individuais e coletivas constantes das listas de sanções, incluindo empresas, entidades, contas bancárias, imóveis, fundos de investimento ou outros produtos financeiros (...)", lê-se na carta.

Também é pedido que seja concedido "um mandato amplo para aceder às bases de dados nacionais relevantes, incluindo os Registos Comercial, Predial e Automóvel, o Registo-o Central dos Beneficiários Efetivos, os registos de empresas sediadas ou com atividade na Zona Franca da Madeira, bem como das aeronaves e embarcações registadas em Portugal (incluindo no Registo Internacional de Navios da Madeira).

Com este pedido, o grupo de cidadãos esclarece que decorreria de forma a facilitar "o rápido e eficiente acesso à informação necessária para o mapeamento dos bens a congelar e para a partilha de dados com organismos europeus e internacionais".

"Encarregue essa 'task force' de assegurar a troca de informações com os mecanismos internacionais de cooperação existentes, incluindo a 'task force' "Freeze and Seize", da Comissão Europeia, a task-force "Russian Elites, Proxies and Oligarchs", o EUROJUST, EUROPOL, EUROFISC, OLAF e Interpol, não só para facilitar o mapeamento de bens apresáveis em Portugal, mas também para incrementar a eficácia dos esforços em curso nos outros estados envolvidos", sustentaram os subscritores.

O grupo de cidadãos pede ainda que sejam publicados regulares das atividades desenvolvidas para o cumprimento da sua missão, que devem ser apresentados e discutidos na Assembleia da República.

O texto é assinado pela antiga deputada no Parlamento Europeu e candidata à Presidência da República Ana Gomes; pela jurista Bárbara Rosa; pelo consultor e vice-presidente da Frente Cívica, João Paulo Batalha; pelo professor da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho Luís Aguiar-Conraria; pelo professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa Luís de Sousa; pela procuradora-geral adjunta jubilada Maria José Morgado; pela vice-presidente da Frente Cívica Maria Teresa Serrenho; pelo presidente da Associação Profissional dos Inspetores Tributários e da Rede Ibero-Americana de Auditores Fiscais Nuno Barroso; pelo professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto Óscar Afonso; pelo presidente da Frente Cívica e ex-candidato à Presidência da República, Paulo de Morais; pela presidente da Transparência Internacional Portugal, Susana Coroado; e pela professora da Nova School of Business & Economics Susana Peralta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+