Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Crescimento da pandemia "estagnou", aponta matemático

30 mar, 2022 - 23:00 • João Malheiro

Óscar Felgueiras explica que "acima de tudo tem havido uma grande estabilidade", mas regista-se um ligeiro aumento de casos, relacionados com o período do Carnaval. A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a divulgar, novamente, os números diários de casos e mortes por Covid-19.

A+ / A-

O matemático Óscar Felgueiras indica que houve "um travão no crescimento" da Covid-19 e "uma estagnação num nível ligeiramente acima do objetivo que havia para a mortalidade".

"É válido também para os internamentos e para os casos, que têm estado relativamente estáveis", avalia o especialista que tem colaborado com o Governo, ao longo da pandemia, à Renascença.

Esta quarta-feira o número de novas infeções por Covid-19 ultrapassa as 12 mil. Registam-se ainda 29 óbitos.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a divulgar, novamente, os números diários de casos e mortes por Covid-19.

Os dados são publicados no portal da DGS e numa folha de Excel, atualizada diariamente.

Óscar Felgueiras explica que "acima de tudo tem havido uma grande estabilidade", mas regista-se um ligeiro aumento de casos, relacionados com o período do Carnaval.

"Surgiram muitos mais casos nos jovens e isso alastrou-se a outras faixas etárias, incluindo as dos mais idosos. Na parte final do mês de março, notou-se esse efeito num ligeiro aumento da mortalidade", refere.

No entanto, estes números continuam a ser estáveis e o matemático afirma que "o natural é que em breve voltem a baixar".

O especialista relembra que o surgimento de uma nova variante, imune à proteção imunitária das vacinas, poderia implicar uma nova vaga de casos, contudo, neste momento, "isso não é expectável a curto prazo".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Oliveira
    30 mar, 2022 Lisboa 22:42
    O Carnaval já vai longe (1 de Março) e, por isso, não é responsável pelas infecções recentes. O número de infectados está subavaliado devido à diminuição drástica dos testes. É necessário testar mais.

Destaques V+