Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Ordem quer médicos ucranianos integrados já e prova de português mais tarde

28 mar, 2022 - 13:19 • Anabela Góis , Cristina Nascimento

Proposta pretende que estes profissionais comecem a trabalhar em equipa, apoiados por clínicos portugueses.

A+ / A-

Veja também:


A Ordem dos Médicos quer integrar os médicos ucranianos que cheguem a Portugal com estatuto de refugiados sem necessidade de exame a português na fase inicial.

O bastonário Miguel Guimarães considera que “o fator mais complexo para a sua inscrição na Ordem seria a prova de comunicação em português”, como tal querem “acordar com o Ministério da Saúde é que eles possam inscrever-se, fazem a prova de comunicação numa fase mais tarde”.

“Até lá têm um estatuto semelhante aos nossos médicos da formação geral, isto é têm de trabalhar em equipa, integrado com médicos nos hospitais, nos centros de saúde, com médicos portugueses, com os quais vão comunicando e vão também aprendendo a falar português e aprendendo aquilo que são as regras de funcionamento dos nossos hospitais e centros de saúde”, detalha o bastonário.

Os números mais recentes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras referem que mais de 22.700 ucranianos, dos quais mais de oito mil menores, já viram aprovado o pedido de proteção temporária.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+