Tempo
|
A+ / A-

Visita a São Jorge. Marcelo espera encontrar “estrutura bem organizada e preparada”

27 mar, 2022 - 11:54 • Rosário Silva com redação

A ilha de São Jorge contabilizou cerca de 12.700 sismos desde 19 de março, mais do dobro de todos os registados no arquipélago dos Açores desde 2021.

A+ / A-

O Presidente da República disse esperar encontrar na visita à ilha de São Jorge, prevista para a tarde deste domingo, "uma estrutura bem organizada e bem preparada".

"Irei, a pedido do Governo, com a secretária de Estado da Proteção Civil, que tem estado a apoiar aquilo que, porventura, seja necessário fazer. Até agora, não tem sido necessário fazer nada, porque a situação está sob controlo", disse.

Marcelo Rebelo de Sousa pretende ainda transmitir uma mensagem de "tranquilidade" durante a visita que fará à ilha na sequência da crise sismovulcânica.

"As pessoas têm que ultrapassar inibições e perceber que está tudo a ser feito e que é uma situação de tranquilidade", disse aos jornalistas em Vila Viçosa, no distrito de Évora.

Marcelo salientou que o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, "tem garantido a tranquilidade", assinalando que o responsável esteve em S. Jorge duas vezes na última semana e tem pernoitado na ilha.

A ilha de São Jorge contabilizou cerca de 12.700 sismos desde 19 de março, mais do dobro de todos os registados no arquipélago dos Açores desde 2021.

A ilha de S. Jorge está com o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa "estado de repouso" e V6 "erupção em curso".

Cerca de 1.250 pessoas já abandonaram a ilha por via marítima e aérea desde o início da crise sismovulcânica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+