Tempo
|
A+ / A-

Universidade de Évora

Criado Centro Académico Clínico do Alentejo

25 mar, 2022 - 18:48 • Rosário Silva

A reitora acredita que a aprovação do Centro Académico Clínico vai impulsionar a Escola de Saúde de Desenvolvimento Humano e, mais tarde, o tão desejado curso de Medicina.

A+ / A-

A portaria que cria o Centro Académico Clínico do Alentejo (C-TRAIL), um projeto da Universidade de Évora (UÉ), foi publicada, esta sexta-feira, em Diário da República.

O projeto, segundo a instituição, vai “empenhar médicos, professores, investigadores e estudantes”, tendo como objetivo comum “prestar melhores cuidados de saúde às populações da região alentejana e a consolidação da aposta na área da saúde por parte da Universidade de Évora”.

A reitora, Ana Costas Freitas, citada num comunicado da academia enviado à Renascença, mostra-se “bastante satisfeita” pela formalização deste “ambicioso projeto”, ao mesmo tempo que destaca a oferta de várias formações na área das Ciências da Vida e das Ciências da Saúde, bem como Engenharias e Gestão”.

A aprovação do Centro Académico Clínico vai “de forma decisiva impulsionar a Escola de Saúde de Desenvolvimento Humano a curto prazo, e a médio prazo, estar na linha da frente no que ao curso de Medicina diz respeito”, um dos objetivos estratégicos declarados e desejados “não apenas pela Universidade de Évora, mas de toda a região Alentejo” assume Ana Costa Freitas.

O documento que formaliza o C-TRAIL explica que se trata de “uma das formas de organização mais promissoras de estruturas integradas de assistência, ensino e investigação em saúde, tendo como principal objetivo o avanço e a aplicação do conhecimento e da evidência científica para a melhoria dos cuidados prestados à população”.

Entre os objetivos do projeto, lê-se na nota da UÉ, conta-se “o desenvolvimento da dimensão académica e da qualificação nas áreas das ciências biomédicas, médicas, engenharia biomédica, saúde pública, políticas de saúde, economia, gestão, ciências e tecnologias da saúde, robótica e enfermagem, envolvendo os profissionais hospitalares e dos cuidados de saúde primários, continuados integrados e paliativos”.

A elaboração de projetos de investigação de âmbito nacional e internacional, e a colaboração ativa entre diversas instituições de saúde e de ensino do Alentejo e da Extremadura espanhola, são outros aspetos relevantes que a UÉ realça, neste dia em que o Diário da República publica a portaria que cria o Centro Académico Clínico do Alentejo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+