Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mortalidade por Covid-19 aumenta, casos descem na última semana

25 mar, 2022 - 17:44 • Ricardo Vieira, com Lusa

O Rt desceu para 0,97. Nos hospitais portugueses estavam internadas 1.164 pessoas com o novo coronavírus, mais 24 em comparação com a semana anterior.

A+ / A-

Portugal registou 137 mortes por Covid-19 entre 15 e 21 de março, mais 13 em comparação com a semana anterior, indica o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A taxa de mortalidade por um milhão de habitantes aumentou 10%.

Segundo o boletim semanal da DGS, há também 75.276 novos casos de Covid-19, uma descida de 3.189 em relação ao boletim anterior.

A taxa de incidência nacional está agora em 731 casos por 100 mil habitantes, uma melhoria de 4%.

O índice de transmissibilidade (Rt) desceu na última semana para 0,97, o que significa que, em média, cada infetado com Covid-19 infeta menos de uma pessoa. Na semana anterior, o Rt estava nos 1,02.

Nos hospitais portugueses, no conjunto de enfermarias e cuidados intensivos, estavam internadas 1.164 pessoas com o novo coronavírus, mais 24 em comparação com a semana anterior.

Nas unidades de cuidados intensivos estão internados menos dois doentes, num total de 64 pacientes mais graves.

Internamentos podem aumentar nos próximos dias

O número de pessoas internadas com covid-19 pode subir nos próximos dias devido ao aumento do número de casos na população acima dos 65 anos, alerta o relatório sobre a situação epidemiológica hoje divulgado.

O relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) com a monitorização da situação epidemiológica da covid-19 revela também que o impacto na mortalidade é reduzido, apesar de a “mortalidade específica de covid-19 se encontrar acima do valor de referência definido pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC)”.

Segundo a DGS e o INSA, a mortalidade específica por covid-19 registou um valor de 25,3 óbitos em 14 dias por 1.000.000 habitantes, o que revela “uma menor velocidade de decréscimo do que a observada em períodos anteriores”.

“Este valor é superior ao limiar de 20 óbitos em 14 dias por 1.000.000 habitantes, definido pelo ECDC”, refere o documento, dando conta que “a mortalidade por todas as causas se encontra dentro dos valores esperados para a época do ano, o que indica reduzido impacto da pandemia na mortalidade”.

A DGS e o INSA alerta também para a “provável inversão da tendência decrescente da mortalidade por covid-19 nos próximos dias” devido ao aumento da incidência em grupos mais vulneráveis.

O documento precisa que “a epidemia de covid-19 mantém transmissibilidade muito elevada com tendência estável”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+