Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Guerra na Ucrânia

SEF sem registo de casos de tráfico humano com refugiados ucranianos. Quem chega está em locais registados

24 mar, 2022 - 13:01 • Liliana Monteiro , Celso Paiva Sol

A Renascença também questionou o Ministério Público (MP) sobre este tipo de suspeitas, mas até agora – mais de 24 horas depois – ainda sem resposta.

A+ / A-

Veja também:


O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) garante que, até ao momento, não tem indícios de tráfico de seres humanos relacionados com o movimento de acolhimento de refugiados ucranianos.

“O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) não detetou quaisquer indícios que permitam inferir a prática de atividades ilícitas relacionadas com os crimes de tráfico de pessoas ou de auxílio à imigração ilegal por parte das empresas que têm estado a apoiar cidadãos ucranianos”, diz o SEF, em resposta à Renascença.

A mesma nota adianta que “as investigações já realizadas pelo SEF permitiram verificar ainda que todos os cidadãos ucranianos já chegados a Portugal estão em locais de acolhimento e devidamente registados na plataforma sefforukraine.sef.pt”.

A Renascença também questionou o Ministério Público (MP) sobre este tipo de suspeitas, mas até agora – mais de 24 horas depois – ainda sem resposta.

O presidente do sindicato dos investigadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras alertou para a provável ocorrência de situações tráfico de seres humanos.

Também a presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, Rosário Farmhouse, em entrevista à Renascença e ao jornal “Público”, revelou ter tido conhecimento de famílias que foram burladas por quem diz que vai buscar órfãos à Ucrânia.

Até quarta-feira, o SEF já tinha concedido mais de 20 mil pedidos de proteção temporária a pessoas que fugiram da guerra da Ucrânia.

A guerra na Ucrânia começou no dia 24 de fevereiro. Segundo as Nações Unidas, há já mais de três milhões e meio de refugiados e há milhões de ucranianos que, embora sem terem saído do país, abandonaram as suas casas.

[notícia atualizada]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+