Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Chuva forte nos Açores. IPMA emite avisos amarelos

23 mar, 2022 - 13:34 • Lusa

Proteção Civil dos Açores recomenda adoção de medidas de autoproteção.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu esta quarta-feira avisos amarelos para as nove ilhas dos Açores, devido às previsões de precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo para o grupo Ocidental (Flores e Corvo) estará ativo a partir das 17h00 locais (18h00 em Lisboa) de quinta-feira, vigorando até às 08h00 locais (09h00 em Lisboa) de sexta-feira.

Já no grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), a chuva poderá ser forte, acompanhada de trovoada, entre as 14h00 de sexta-feira e as 11h00 de sábado, período em que estará ativo o aviso amarelo meteorológico.

Para o grupo central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) foi emitido também aviso amarelo, por causa da precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, entre as 02h00 de sexta-feira e as 11h00 de sábado.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

A Proteção Civil dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção para estas situações meteorológicas.

"A aproximação e passagem de uma superfície frontal fria provocará um agravamento gradual do estado do tempo em todo o arquipélago, prevendo-se a ocorrência de precipitação por vezes forte", lê-se no aviso meteorológico emitido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+