Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Universidade de Évora abre Loja Sustentável

21 mar, 2022 - 13:37 • Rosário Silva

O projeto pretende criar uma rede de partilha, envolvendo a comunidade académica e a população local, de forma a promover a economia circular e fomentar um padrão de consumo mais sustentável.

A+ / A-

A criação de uma Loja Sustentável (SuÉ) é o novo projeto da Universidade de Évora (UÉ), que arranca esta segunda-feira, no Colégio do Espírito Santo.

Favorecer “a reutilização de bens”, diminuir “geração de resíduos/desperdícios” e promover “a economia circular” para “fomentar um padrão de consumo mais sustentável”, são objetivos da SuÉ, revela a academia alentejana.

Citada num comunicado enviado à Renascença, Rosalina Costa, pró-reitora para Sociedade e Cultura da Universidade de Évora, evidencia a importância deste projeto, que conta com a participação dos estudantes.

“Estão envolvidos através da bolsa de voluntariado e serão responsáveis por assegurar diversas tarefas para o funcionamento da loja, tais como a receção e triagem de bens, registo e inventário, exposição dos bens e atendimento”, elucida a pró-reitora.

Os bens recolhidos serão, depois, vendidos a preços simbólicos e os fundos obtidos com a sua venda vão reverter diretamente para o funcionamento da Loja SUÉ, visando a sua sustentabilidade económica.

As receitas adicionais revertem para fins sociais, a definir no âmbito da missão da Universidade de Évora.

Além dos voluntários diretamente envolvidos, Rosalina Costa, sublinha também a relevância de não se poder “desvalorizar o efeito positivo de identificação e pertença a uma academia, que está atenta e é proactiva, na implementação de ações que visam a promoção aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável”.

Esta nova aposta da UÉ propõe, ainda, “desenhar projetos complementares”, tendo em vista “a reutilização, reparação e eventual aluguer de bens”, além de “sensibilizar a comunidade académica para a produção e consumo sustentáveis e a responsabilidade social”.

A instituição quer igualmente “estreitar relações com a comunidade envolvente”, pelo que vai levar o projeto “fora de portas”, de modo a captar a atenção de pessoas exteriores à universidade.

Quanto às doações, existem pontos de recolha espalhados por alguns edifícios da academia, nomeadamente o Colégio do Espírito Santo, Colégio Luís António Verney, Colégio Pedro da Fonseca, Colégio dos Leões e Pólo da Mitra.

É também possível agendar uma recolha através do email loja_sue@uevora.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+