Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Vila Viçosa disponibiliza 25 camas para refugiados ucranianos

18 mar, 2022 - 22:43 • Lusa

Espaço que alojou pessoas com Covid-19 “tem vários quartos” e, com adaptações, “dá para ficarem casas independentes”.

A+ / A-

Veja também:


Um edifício que alojou pessoas com Covid-19 e três casas particulares, com um total de 25 camas, foram disponibilizados em Vila Viçosa, no distrito de Évora, para acolher refugiados ucranianos, revelou esta sexta-feira fonte da câmara municipal.

A vereadora do município Mónica Lobo, com o pelouro da Ação Social, indicou à agência Lusa que a Misericórdia de Vila Viçosa disponibilizou o edifício do antigo centro de saúde e onde funcionou a Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP).

Este espaço “tem vários quartos” e, com adaptações, “dá para ficarem casas independentes”, realçou, apontando a necessidade de a autarquia ser avisada “atempadamente” sobre a chegada de refugiados para a realização de ajustes no edifício.

A ZCAP de Vila Viçosa, já desativada, acolheu utentes com Covid-19 de várias instituições da região.

Adiantando que foram ainda identificadas “três habitações particulares” disponíveis para acolher refugiados, a vereadora contabilizou, no total, “cerca de 25 camas” neste concelho alentejano para o acolhimento de famílias da Ucrânia que fogem da guerra.

“Estamos também a tentar contratualizar com outras entidades espaços para alojamento”, referiu.

Mónica Lobo assinalou que a câmara municipal poderá também disponibilizar refeições, através de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, além bens alimentares, roupa e calçado.

Uma campanha de recolha de bens de higiene está marcada para os dias 2 e 3 de abril, em Vila Viçosa, promovida pelo Conselho Local de Ação Social (CLAS), cujos beneficiários serão famílias carenciadas do concelho e refugiados ucranianos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+