Tempo
|
A+ / A-

Advogados à espera de atualização de tabela das oficiosas

18 mar, 2022 - 14:32 • Liliana Monteiro

Bastonário da Ordem dos Advogados lembra que decisão de portaria a atualizar valores é de 2018, mas que o Governo só divulgou atualização da tabela remuneratória do apoio judiciário uma única vez e no valor de 8 cêntimos. Advogados indignados.

A+ / A-

Se os pagamentos dos serviços de apoio judiciário prestados pelos advogados têm corrido dentro da normalidade e sem os atrasos conhecidos no passado, o mesmo não se pode dizer da atualização dos valores a pagar a quem defender quem não tem condições económicas para se defender em processo da justiça.

Menezes Leitão, bastonário da Ordem dos Advogados (OA), lamenta que uma lei de 2018 tenha sido cumprida uma única vez pelo Estado.

“Continuamos com um problema, o Governo não cumpre a lei que manda atualizar esse valor todos os anos. Essa lei de 2018 diz que até ao dia 31 de dezembro de cada ano deve ser feita uma atualização e nunca são feitas. Aconteceu uma única vez, em junho 2020, apenas 8 cêntimos, que nem cobriu a inflação verificada nesse ano e desde então não houve mais atualizações”, explica.

O bastonário acrescenta: “preocupa-nos muito, não só pelo facto de estar a lesar os advogados, mas a imagem de um Governo que não cumpre as leis da república é algo muito prejudicial à própria justiça.”

A situação, dizem os advogados, é insustentável e deixa a classe indignada.

Nesta altura são mais de 10 mil os profissionais que prestam apoio judiciário


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+