Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Quer acolher refugiados da Ucrânia? Saiba o que fazer

17 mar, 2022 - 11:20 • Celso Paiva Sol

Primeiro passo é o registo de quem chega na plataforma online do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras criada para o efeito.

A+ / A-

Veja também:


Face à permanente chegada de refugiados ucranianos, um conjunto de entidades públicas divulgou um comunicado com orientações sobre a forma como o acolhimento se deve processar, em especial no que diz respeito às crianças e jovens.

A nota, que inclui a Segurança Social, a Comissão Nacional da Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Coordenação Nacional da Garantia para a Infância, o Alto Comissariado para as Migrações e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, alerta que para terem efetivo direito a toda a proteção que Portugal disponibiliza, é essencial o registo na plataforma criada para o efeito.

O comunicado esclarece que só assim serão desencadeados e garantidos os acessos à educação, saúde, habitação, emprego e proteção social.

No caso específico das crianças e jovens, é obrigatória a deslocação a um dos 24 balcões de atendimento do SEF para efeitos de confirmação e validação da identidade e filiação, independentemente de estarem ou não associados ao pré-registo de um adulto.

O comunicado conjunto alerta ainda que todas as iniciativas de transporte para território nacional de crianças e jovens deslocados da Ucrânia devem ser previamente comunicadas às autoridades nacionais, o que deve ser feito através do registo na página PortugalforUKraine.gov.pt ou através da Linha de Apoio às Crianças da Ucrânia 300 511 490.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 726 mortos e mais de 1.170 feridos, provocando a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU – é a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JOsé Cerveira Lagôa
    29 mai, 2022 Aguim - Anadia 22:58
    Tenho uma pequena quinta/grande quintal, onde vivo, com uma casa pré-fabricada em madeira, disponível, que poderia ser ocupada por refugiado(s)Sou reformado!
  • paulo
    02 mai, 2022 Poledo -Parana 19:27
    gostaria de receber refugiado da Ucrania Sou professor aposentado e moro sozinho
  • Cynthia REIS
    23 abr, 2022 Recife 15:22
    Gostaria de acolher refugiados da UCRÂNIA
  • Castro, Antonio
    08 abr, 2022 2965-431 Landeira 12:45
    Ofereço lugar para tratador(a) de cavalos com casa muito boa, região centro em Landeira (Vendas Novas) Remuneração ordenado minimo
  • Ângelo Torres de Oli
    20 mar, 2022 Maceió 23:58
    Tenho interesse de acolher refugiados da Ucrânia, receber em minha casa

Destaques V+