Tempo
|
A+ / A-

Chuva de março dentro do normal, mas maioria do território mantem-se em seca

17 mar, 2022 - 19:44

Até 15 de março, tinha chovido 87 por cento do valor normal mensal entre 1971 e 2000, o que não impediu ainda que março seja o décimo mês mais seco desde 2000.

A+ / A-

A quantidade de chuva de março foi próxima do valor normal, mas mais de três quartos do território continuam com seca severa e extrema, divulgou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Até 15 de março, tinha chovido 87 por cento do valor normal mensal entre 1971 e 2000, o que não impediu ainda que março seja o décimo mês mais seco desde 2000.

Mas a chuva que caiu contribuiu para um "desagravamento da intensidade da situação de seca meteorológica na região litoral Norte e Centro", onde aumentou a água no solo.

Mais para o interior, em Trás-os-Montes, Beira Alta e grande parte do sul, totalizando 77% do território, mantém-se "seca severa e extrema".

O período entre outubro de 2021 e terça-feira passada foi o mais seco desde 1931, acrescenta o IPMA.

Quanto à temperatura na primeira quinzena do mês, esteve 1,67 graus abaixo do valor médio mensal 1971-2000.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+