Tempo
|
A+ / A-

Mau tempo na Madeira leva ao cancelamento de mais de 40 voos

15 mar, 2022 - 12:33 • Lusa

O IPMA prevê para hoje aguaceiros em todo o arquipélago, em especial nas vertentes norte e terras altas da Madeira, podendo ser acompanhados de trovoada, e diminuindo de intensidade e frequência a partir da tarde. Há também possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da ilha.

A+ / A-

O Aeroporto Internacional da Madeira continua hoje condicionado devido ao mau tempo, situação que já motivou o cancelamento de 42 voos - chegadas e partidas -, estando o arquipélago sob avisos laranja e amarelo para agitação marítima e vento forte.

De acordo com a informação disponibilizada no "site" da ANA, mais de 90 voos foram cancelados e seis divergiram para outros aeroportos desde domingo, quando a região foi atingida pela depressão Célia, com vento forte do quadrante norte, transportando uma massa de ar frio e instável que origina aguaceiros, por vezes fortes, queda de neve e de granizo, acompanhados de trovoadas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou inicialmente a costa norte da ilha da Madeira e o Porto Santo sob aviso vermelho (o mais grave) para mau tempo no mar, mas hoje baixou o nível para laranja até às 18h00, indicando que as ondas de noroeste poderão atingir 11 a 13 metros de altura máxima. O aviso passa depois a amarelo.

A Madeira está também sob aviso amarelo até às 15h00 de hoje por causa do vento forte, com rajadas até 90 quilómetros por hora.

O período mais crítico do temporal verificou-se durante a madrugada e a manhã de segunda-feira, com uma descida "significativa" da temperatura, neve e granizo nas zonas altas, chuva e vento forte, situação que originou diversas ocorrências por toda a ilha da Madeira, como queda de árvores, pequenas derrocadas, sarjetas obstruídas e vários acidentes de viação, mas não foram sinalizadas situações graves.

Vários troços de estradas regionais e municipais permanecem hoje encerrados ao trânsito por questões de segurança e as autoridades desaconselham a realização de qualquer atividade em espaço florestal enquanto se mantiverem os alertas meteorológicos.

De acordo com os dados do IPMA, na segunda-feira, a temperatura mínima foi registada no Pico do Areeiro (-2° C) e a máxima na Ponta do Sol, zona oeste da Madeira (15,9° C). No Funchal, a mínima foi de 9,6° C e a máxima de 14,8° C.

Por outro lado, na Ponta de São Lourenço, no extremo leste da ilha da Madeira, foi sinalizada uma rajada de vento que atingiu 161,3 quilómetros/hora e na zona do Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo a mais forte foi de 98,6 quilómetros/hora. .

O IPMA prevê para hoje aguaceiros em todo o arquipélago, em especial nas vertentes norte e terras altas da Madeira, podendo ser acompanhados de trovoada, e diminuindo de intensidade e frequência a partir da tarde.

Há também possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da ilha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+