Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia

SEF lança plataforma online para pedidos de proteção temporária de ucranianos

13 mar, 2022 - 17:16 • Lusa

O objetivo é "simplificar a obtenção de proteção temporária", podendo aquela ser apenas utilizada por cidadãos maiores de 18 anos de idade.

A+ / A-

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) lança segunda-feira uma plataforma online, em três línguas diferentes, para pedidos de proteção temporária por residentes ucranianos.

SEFforUkraine.sef.pt "possibilita a todos os cidadãos ucranianos e seus familiares (agregado familiar), bem como a qualquer cidadão estrangeiro a residir na Ucrânia, fazer online um pedido de proteção temporária de um ano, prorrogável por dois períodos de seis meses", explica o SEF em nota de imprensa.

Com a plataforma, o SEF tem como finalidade "simplificar a obtenção de proteção temporária", podendo aquela ser apenas utilizada por cidadãos maiores de 18 anos de idade.

Os menores, pela sua vulnerabilidade, necessitam de confirmar a filiação ou realizar o registo dos pedidos de proteção temporária num dos 24 balcões de atendimento do SEF exclusivos para o efeito, que se encontram abertos de norte a sul do país e, ainda, na Região Autónoma da Madeira.

A plataforma vai estar em funcionamento, a partir de segunda-feira, em ucraniano, inglês e português.

No decorrer do processo para proteção temporária em Portugal, os cidadãos que dela requeiram têm acesso aos números fiscal, de Segurança Social e do Serviço Nacional de Saúde, pelo que podem beneficiar assim destes serviços e ingressar no mercado de trabalho.

A plataforma contém ainda informação relativa aos demais aspetos de acolhimento e integração de pessoas deslocadas.

Até sexta-feira, Portugal concedeu 6.178 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, de acordo com o SEF.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • GIL DA SILVA INÁCIO
    19 mar, 2022 FIGUEIRA DA FOZ---COIMBRA 13:53
    TENHO CONDIÇÕES E PRETENDIA RECEBER ATÉ QUATRO REFUGIADOR DA UCRÂNIA NA MINHA CASA

Destaques V+