Tempo
|
A+ / A-

Marcelo recebe ucranianos vindos de avião. "São tão portugueses quanto os portugueses"

10 mar, 2022 - 14:33 • Cristina Nascimento

Avião trouxe 267 passageiros a bordo, cerca de metade são crianças e muitas mulheres jovens. Presidente da República anuncia que "dentro de dias existirá uma operação idêntica".

A+ / A-
Marcelo emocionado ao receber ucranianos. "É nestes momentos que vale a pena fazer política"
Marcelo emocionado ao receber ucranianos. "É nestes momentos que vale a pena fazer política"

Veja também:


Chegou a Lisboa ao início da tarde desta quinta-feira o primeiro voo humanitário com refugiados ucranianos. O aparelho aterrou no aeroporto militar de Figo Maduro. Marcelo Rebelo de Sousa esteve no local para acolher os 267 passageiros que vinham a bordo, cerca de metade crianças e muitas mulheres jovens.

"São tão portugueses quanto os portugueses", disse o Presidente da República. O Chefe do Estado revelou ainda que "dentro de dias existirá uma operação idêntica".

Marcelo Rebelo de Sousa subiu a bordo do aparelho, descrevendo depois o momento: "aplaudiam Portugal, dizendo 'obrigado, obrigado, obrigado', cheios de gratidão".

Nestas declarações aos jornalistas, Marcelo enalteceu ainda a rapidez com que foi organizado este voo.

"À sua maneira, esta foi uma história exemplar: tivemos a sociedade civil a tomar a iniciativa, tivemos o poder político a atuar em conjunto, com relevo naturalmente para o Governo, as câmaras municipais, o poder autárquico a atuar, a embaixada sempre presente, e o voluntariado a permitir esta operação", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Além de Marcelo Rebelo de Sousa, estiveram presentes também as ministras de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e da Administração Interna, Francisca Van Dunem, e a embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, entre outros.

Os passageiros que agora chegaram vão ficar sob a responsabilidade do poder local que ficará encarregue do seu acolhimento, em colaboração com outras entidades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+