Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia. Vizela envia hospital de campanha para a Polónia

08 mar, 2022 - 14:11 • Isabel Pacheco

Autarquia oferece hospital de campanha para apoiar refugiados. Equipamento deverá chegar à Polónia na sexta-feira.

A+ / A-

Veja também:


Um hospital de campanha segue, esta quarta-feira, rumo à Polónia, onde será instalado junto à fronteira com a Ucrânia. A oferta é da autarquia de Vizela que reaproveitou o equipamento, que nunca chegou a ser usado durante a pandemia, para reforçar o apoio médico aos refugiados que atravessam a fronteira.

“Temos verificado que há uma necessidade efetiva, e que vai ser cada vez maior, de apoio à saúde”, justifica o autarca Vitor Hugo Salgado, em declarações à Renascença.

“Tínhamos montado durante a pandemia um hospital de campanha de retaguarda que não chegou a ser usado. Agora, pegamos nesses meios e até os reforçamos, e num camião criamos um hospital campanha que está pronto a ser montado no local e a funcionar”, explica o presidente da Câmara de Vizela.

A estrutura de apoio médico com capacidade para 60 camas conta, entre outros artigos, com 7.500 litros de água engarrafada, 5.000 máscaras cirúrgicas e 100 litros álcool e chega à Polónia na sexta-feira.

Dada a especificidade do material, a entrega do hospital campanha será feita em articulação com o governo português, as embaixadas e as entidades polacas.

Mykyta fugiu de Kharkiv quando os russos chegaram. “Tenho medo pelas pessoas”
Mykyta fugiu de Kharkiv quando os russos chegaram. “Tenho medo pelas pessoas”
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+