Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Braga SOS Ucrânia. Solidariedade reforça “a união pelos valores europeus”

08 mar, 2022 - 11:23 • Isabel Pacheco

Em 24 horas, movimento cívico reuniu 680 voluntários e numa semana enviou três camiões e uma carrinha de bens para fronteira com a Ucrânia.

A+ / A-

Veja também:


Eduardo Pereira, 32 anos, é um dos responsáveis pelo movimento “Braga SOS Ucrânia” que, em 24 horas, conseguiu juntar perto de 700 voluntários e 60 pontos de recolha de bens de primeira necessidade para levar até à fronteira com a Ucrânia.

“Não é que a resposta da sociedade nos surpreenda, mas não contávamos que isto ganhasse esta proporção”, confessa o gestor.

Eduardo conta que o objetivo "era fazer algo à escala daquilo que nos era possível, mas rapidamente percebemos que a resposta estava a ter outro impacto que nos ultrapassou”.

Da ideia de um grupo de amigos nasceu um centro logístico, em Padim da Graça, em Braga, onde turnos de voluntários selecionam e organizam os donativos. Trata-se de um movimento que, através do voluntariado e da solidariedade, contribui também para a “união” da sociedade em torno dos “valores europeus”, acredita o jovem.

“Sinto que, para além do contributo que estamos a dar para quem lá está, que há um grande contributo que é dado cá no reforço dos nossos valores. Num momento de guerra, opressão e de ódio por parte de alguns, estamos a cultivar e a reforçar esta união pelos valores europeus”, destaca.

Rumo à fronteira com a Ucrânia já seguiram, numa semana, três camiões e uma carrinha de ajuda humanitária. Mas, ainda, há trabalho pela frente, diz-nos Eduardo Pereira que apela à doação, sobretudo, de material médico.

“Há uma necessidade grande em bens médicos, fármacos e equipamentos de primeiros-socorros. A par disso, há necessidade de roupa interior e produtos de higiene pessoal, bem como roupa quente. Estas são as prioridades que nos são indicadas por quem está lá [na fronteira] a fazer a recolha”, remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luigi
    09 mar, 2022 POVOA DE LANHOSO 21:21
    Boa noite, estou disponível para ajudar de forma voluntária em Braga, para ajudar em um centro de triagem, os produtos recolhidos para embalá-los em favor do povo ucraniano. Você pode me contatar em qualquer momento. Eu tenho predisposição na área de organização e gestão. Tenho alguma experiência nesta área, já trabalhei, por exemplo, nas Nações Unidas. Obrigado.

Destaques V+