Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Marcelo elogia “unidade singular” dos portugueses no acolhimento de refugiados

07 mar, 2022 - 14:39 • Carla Fino , Marta Grosso

O Presidente da República sublinha que uma guerra traz sempre custos e que alguns deles são humanos e de integração.

A+ / A-

O Presidente da República disse, nesta segunda-feira de manhã, que os portugueses estão outra vez a mostrar como são solidários.

“Os portugueses têm mostrado uma unidade singular – como mostraram na pandemia – quanto a duas coisas fundamentais: primeiro, a condenação da guerra; segundo, a solidariedade com as vítimas da guerra”, afirmou.

“As vítimas vão atravessar a Europa toda para chegar até nós e é impressionante ver, por todo o lado, o número de iniciativas, das mais inesperadas, da sociedade civil”, destacou Marcelo Rebelo de Sousa.

Mas, além do “mais imediato da situação que vivemos”, acrescentou o chefe de Estado, há “o quase tão imediato”, que são os “custos da guerra”.

“Esses custos acabam por chegar, de uma forma ou de outra: são custos humanos, são custos da integração de pessoas, são custos económicos, são custos financeiros, são custos sociais”, apontou.

Marcelo Rebelo de Sousa falava na RTP, à margem da comemoração dos 65 anos da Rádio e Televisão Portuguesa.

Até agora, e desde o início da invasão russa da Ucrânia, Portugal recebeu 1.670 pedidos de proteção temporária, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    07 mar, 2022 Lisboa 21:55
    E não esqueça sr Comandante -chefe das Forças Armadas, o aumento para no mínimo 2% do PIB o Orçamento Militar. para criar umas Forças Armadas minimamente credíveis. É preferível isso, nos tempos que correm, que continuar a mandar dinheiro para o Novo Banco e quejandos...

Destaques V+