Tempo
|
A+ / A-

Descarga ilegal em ribeira de Santo Tirso com água azul

07 mar, 2022 - 20:34 • Lusa

PSP está a investigar situação junto à zona industrial da Picaria.

A+ / A-

A PSP está a investigar a possibilidade de uma descarga ilegal numa ribeira junto à zona industrial da Picaria, em Santo Tirso, depois de ter sido feita uma denúncia de que a água estava azul.

Questionada pela agência Lusa, a Polícia de Segurança Pública de Santo Tirso, no distrito do Porto confirmou que recebeu uma denúncia de que a ribeira estava azul e que estão a ser tomadas "diligências" quanto a uma eventual descarga ilegal.

A queixa é recorrente, explicou à Lusa Norberta Coelho, que, há cerca de um ano, já tinha denunciado que a ribeira que passa junto a um terreno de que é proprietária estava vermelha.

"Já teve várias colorações: amarela, laranja, roxo, castanha, já teve várias cores", garante.

Esta munícipe acredita que se trata de descargas ilegais, já que há ali perto "uma zona industrial muito recente".

Para Norberta Coelho, devem ser feitas as "alterações necessárias, porque aquela é uma zona industrial muito recente e não há razão para que as ligações não estejam em condições".

"O que é saneamento devia ir para saneamento, e as [águas] pluviais é que podem ir para a ribeira", detalhou.

A proprietária disse ainda que, "às vezes, há descargas só de espuma" e que é comum que os pequenos animais que habitam naquela ribeira, como sapos, apareçam mortos depois destas descargas.

Neste efluente do Rio Sanguinhedo, que "atravessa a cidade, aí sim, com peixes e patos", há um "ecossistema que fica afetado", realçou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+