Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

SEF autoriza família de Ihor Homenyuk a vir para Portugal

03 mar, 2022 - 00:00 • Celso Paiva Sol

“Vamos aguardar, existem situações mais urgentes que merecem a ajuda internacional”, respondeu Oksana, a viúva de Ihor Homeniuk.

A+ / A-

A família de Ihor Homeniuk, o ucraniano morto há dois anos no Aeroporto de Lisboa, já tem luz verde para se refugiar em Portugal.

O pedido de protecção internacional, ao abrigo do processo criado esta semana pelo conselho de ministros, deu entrada no SEF ao final da manhã desta quinta-feira e poucas horas depois já tinha sido validado.

Oksana Homeniuk e os dois filhos, com 15 e 10 anos, já podem viajar para Portugal, mas ainda não tomaram essa decisão.

José Gaspar Schwalbach, o advogado português que representa a família desde a morte de Ihor em Março de 2020, explica à Renascença que tudo vai depender do risco que correrem na região em que se encontram.

“Temos falado diariamente com a viúva, Oksana. Eles vivem numa cidade no distrito de Lviv. É uma zona que ainda está em relativa segurança. Eu tenho pedido à esposa para pensar em vir para Portugal, uma vez que considero que o que aconteceu já foi trágico demais e, portanto, há que proteger a família”, adianta o advogado, em declarações à Renascença.

José Gaspar Schwalbach acrescenta que a viúva de Ihor Homeniuk ainda não sente a necessidade de abandonar a sua terra e a sua cidade, mas já lhe pediu que tratasse de todo o processo para obtenção dos cartões de residência, na qualidade de proteção internacional.

“Vamos aguardar, existem situações mais urgentes que merecem a ajuda internacional”, terá dito Oksana ao representante legal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    04 mar, 2022 Funchal 11:27
    O titulo da notícia não é o mais feliz. Então, o SEF, uma força de segurança autoriza a vinda de alguém para Portugal? Acima do SEF existem outros organismos ou não?

Destaques V+