Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

GNR apreende 115 mil cigarros na região Norte

04 mar, 2022 - 08:35 • Olímpia Mairos

A operação "Dark Smoke" decorreu de uma investigação que decorria há nove meses, por introdução fraudulenta no consumo.

A+ / A-

A GNR apreendeu, na quarta-feira, nos distritos do Porto e Vila Real 115 mil cigarros de contrabando e folhas de tabaco suficientes para produzir mais 375 mil, no valor global de 110 mil euros.

A operação, denominada "Dark Smoke", decorre de uma investigação que decorria há nove meses, por introdução fraudulenta no consumo.

A força de segurança esclarece que “foi dado cumprimento a 25 mandados de busca, 12 domiciliárias e 13 não domiciliárias (11 em viaturas e duas em armazéns), nos concelhos de Gondomar, Valongo, Paredes, Penafiel, Vila Real, Chaves, Montalegre e Vila Pouca de Aguiar”.

Do material apreendido destaca-se: 115. 000 cigarros; 375 quilos de folha de tabaco (suficientes para produzir 375 000 cigarros); 7 100 euros em numerário; 100 litros de aguardente; uma arma de fogo; seis telemóveis; uma balança e uma máquina de contar dinheiro.

Segundo a GNR, a comercialização do tabaco apreendido em circuitos clandestinos teria causado ao Estado um prejuízo de 85 mil euros, em imposto sobre o tabaco.

Foram constituídos como arguidos quatro homens, com idades entre 60 e 85 anos, pelo crime aduaneiro de introdução fraudulenta no consumo e um deles também por detenção ilegal de arma, tendo os factos sido comunicados ao tribunal do Porto.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+