Tempo
|
A+ / A-

Exames nacionais no secundário. Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior alinha posições

03 mar, 2022 - 09:20 • Fátima Casanova , Olímpia Mairos

A decisão é esperada há muito pelos estudantes.

A+ / A-

É o parecer que falta: a comissão nacional de acesso ao ensino superior reúne-se ao final da manhã.

Os representantes dos politécnicos e das universidades, públicas e privadas vão alinhar posições relativamente aos exames nacionais do ensino secundário.

Uma decisão há muito esperada pelos alunos, como diz Eduardo Filho, presidente da Associação Juvenil Inspiring Future.

“Não nos parece muito razoável, que pelo terceiro ano consecutivo e havendo sempre alterações legislativas, os alunos cheguem a março, numa altura em que já deviam estar a inscrever-se para os exames, e não saibam ainda sequer quais são as condições e quais são os exames que vão ter de realizar”, lamenta.

O presidente da Juvenil Inspiring Future acrescenta que esta indefinição “tem provocado uma grande ansiedade nos alunos, uma grande preocupação”.

O Conselho das Escolas recomendou a suspensão das provas de aferição do ensino básico e dos exames do 9.º ano, à semelhança dos dois últimos anos letivos, mantendo os exames finais do secundário como provas de ingresso.

Numa recomendação publicada no sábado, o órgão consultivo do Ministério da Educação defende que, pelo terceiro ano consecutivo, não se realizem as provas de aferição do 2.º, 5.º e 8.º anos, nem os exames finais do 9.º ano.

Quanto aos exames nacionais do 11.º e 12.º anos, o Conselho das Escolas (CE) entende que devem servir novamente apenas como provas de ingresso ou para melhoria de nota, o que significa que os alunos ficam dispensados de realizar exame às disciplinas que não queiram utilizar na candidatura ao ensino superior.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+