Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​União das Mutualidades apela ao acolhimento de refugiados da Ucrânia

02 mar, 2022 - 13:47 • Ana Lisboa

Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social pediu à UMP que fizesse um "levantamento exaustivo e urgente" para perceber qual a possibilidade destas instituições virem a acolher ucranianos fugidos da guerra no seu país.

A+ / A-

A União das Mutualidades Portuguesas está a pedir às suas instituições "que mobilizem recursos para o acolhimento de refugiados da guerra na Ucrânia ao nível do alojamento, alimentação, apoio no acesso a cuidados de saúde e à integração laboral de adultos ou de crianças em creches, jardins de infância, entre outros".

Em comunicado, o presidente do Conselho de Administração, Luís Alberto Silva, lembra que a situação na Ucrânia "diz respeito a cada um de nós, em qualquer ponto do globo" e que "o movimento mutualista não poderá cruzar os braços" perante o drama das pessoas e das famílias que se vêm obrigadas a deixar o seu país.

Ucrânia. Refugiados abrigam-se em terminal principal da Polónia e agradecem ajuda do país
Ucrânia. Refugiados abrigam-se em terminal principal da Polónia e agradecem ajuda do país

Respondendo ao apelo humanitário lançado às mutualidades pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a UMP está a proceder a "um levantamento exaustivo e urgente" junto das suas filiadas em todo o país, das condições que poderão reunir, de imediato, para acolher refugiados ucranianos e garantir recursos que assegurem a sua rápida integração no nosso país".

Na nota, a UMP refere que "em mais de oito séculos de história em Portugal, o mutualismo sempre tem estado ao lado das pessoas e das suas necessidades", partilhando "os valores da solidariedade, entreajuda, proteção, cidadania e inclusão social". E num contexto como este, "deverá, também, mobilizar-se para este enorme desafio".

Entre as mutualidades portuguesas, "há instituições com experiência no acolhimento de refugiados, organizações não governamentais para o desenvolvimento, que dinamizam respostas na área da saúde, infância, inserção e formação profissional".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+