Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IPMA

Previsão de "dias de Primavera" em fevereiro. Seca pode agravar-se

21 fev, 2022 - 17:56 • Redação

Alguns distritos podem mesmo registar temperaturas de 25 e 26 graus, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê temperaturas que ultrapassam os 20 graus em todo país, ao longo desta semana, continuando a situação de seca severa.

Alguns distrintos podem mesmo registar temperaturas de 25 e 26 graus. É o caso de Setúbal, Santarém e Leiria.

À Renascença, a meteorologista Maria João Frada considera que se tratam de "dias de Primavera bem avançada" e que, até dia 23 de fevereiro, "vamos ter temperaturas bem acima da média".

"A manter-se o cenário, até ao fim do mês, sem precipitação, vai fazer com que a seca tenha consequência a agravar-se", explica.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, garantiu, nesta segunda-feira, ter observado, por parte da Comissão Europeia, uma "abertura grande" para avançar com "medidas imediatas" de apoio "para fazer face às necessidades" dos agricultores portugueses, devido à seca.

"Recebemos, por parte do comissário, uma abertura grande para poder fazer face a medidas imediatas que ajudem os agricultores da Península Ibérica a ter respostas imediatas a esta contingência", declarou a responsável pela tutela.

Mais de 90% do território estava, a 15 de fevereiro, em seca severa ou extrema, segundo o IMPA, que indica um novo agravamento da situação de seca meteorológica no país.

O último boletim de seca indica valores de percentagem de água no solo inferiores ao normal em todo o território, com as regiões Nordeste e Sul a atingirem valores inferiores a 20%, com "muitos locais a atingirem o ponto de emurchecimento permanente".

[Atualizado às 18h07]

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+