Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

tensão ucrânia/rússia

​“Putin terrorista!” Dezenas de ucranianos manifestam-se em Lisboa

20 fev, 2022 - 11:15 • Tomás Anjinho Chagas

A rua da embaixada da Federação Russa, em Lisboa, foi pintada, neste manhã de domingo, de azul e amarelo, as cores da bandeira ucraniana.

A+ / A-

“Nação valente e imortal, ajudem-nos”, diz Paulo Sadokha, presidente da Associação Dos Ucranianos em Portugal, ao microfone, virado para as dezenas de manifestantes que este domingo quiseram demonstrar solidariedade para com a situação vivida na fronteira entre a Ucrânia e a Rússia.

A rua da embaixada da Federação Russa foi pintada de azul e amarelo, as cores da bandeira ucraniana.

“Slava Ukraini, Heroyam slava!”, cantam sempre que alguém começa a falar. “Glória à Ucrânia, glória aos heróis”, traduz Nestor Kondra, de 18 anos, à Renascença.

Temem pela independência do seu país e pela vida dos familiares que estão na Ucrânia. O problema é antigo, e o dia do protesto não é escolhido de forma aleatória. Neste dia, há oito anos, as tropas Russas começaram a ocupar a Crimeia, região ucraniana anexada até hoje.

Os manifestantes receiam que a situação se repita. Apontam o governo russo como o principal responsável.

“Putin Terrorista” pode ler-se nos cartazes que ostentam. Pouco depois gritam essas palavras.

As manifestações vão continuar este domingo em Portugal. No Porto, em frente ao Consulado da Federação Russa, no Algarve, em Vilamoura.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    20 fev, 2022 PORTUGAL 18:21
    Pelo que me é dado a saber, pela notícia e porque estou longe, não vi lá os CAMARADAS e seus COMPARSAS, do PCP e BE. Estão cansados? Agora é que DEVIAM vir a terreiro dizer o que deviam dizer. Está aqui a demonstração daquilo que é o VERDADEIRO comunismo. O DESPREZO pelo SER HUMANO.
  • Digo eu
    20 fev, 2022 Mundo 11:47
    Tudo ponderado, foi um erro a Ucrânia, após a desagregação da URSS, ter devolvido o arsenal nuclear existente no País e que era o 3º maior do Mundo, à Rússia, baseada na hipótese de vir integrar a NATO e assim estar protegida contra os Russos. Agora nem a NATO os protege se houver mesmo invasão, nem a Rússia respeita a integridade e soberania da Ucrânia. Se ainda fossem a 3ª potencia nuclear, o Putin e mais o comparsa Lukashenko, metiam a viola no saco, e não havia um único soldado Russo na fronteira.

Destaques V+