Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Combate à seca junta quatro municípios dos distritos da Guarda e Viseu

18 fev, 2022 - 17:14

Mêda e Vila Nova de Foz Coa, no distrito da Guarda e São João da Pesqueira e Tabuaço, no distrito de Viseu, vão dar uma resposta conjunta à situação de seca que se vive na região. Avançam na próxima semana com uma campanha de sensibilização para a poupança de água.

A+ / A-

Para responder à situação de seca que se vive nos distritos da Guarda e Viseu, foi apresentado esta sexta-feira o “Plano de Ação para a Gestão Eficiente do Abastecimento de Água a partir do subsistema de Ranhados”.

O plano pretende “dar resposta urgente à situação de seca que se vive nos quatro municípios, servidos pela Albufeira de Ranhados e que neste momento apresenta volumes abaixo da média para esta altura do ano”, indica uma nota enviada à Renascença.

Os municípios em causa são Mêda e Vila Nova de Foz Coa, no distrito da Guarda, e São João da Pesqueira e Tabuaço, no distrito de Viseu.

Juntamente com a EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres/ Águas do Vale do Tejo, S.A. (AdVT) e Águas do Norte, S.A. (AdNorte), procuram, através de uma gestão criteriosa da água, minimizar o problema da seca na região.

Para o efeito, vão ser levadas a cabo várias medidas de mitigação, com particular destaque para uma campanha de sensibilização para a poupança e uso eficiente da água, que será lançada na próxima semana nos quatro municípios, em simultâneo.

“A difusão da mensagem será feita através dos meios e das redes de comunicação próprias, quer dos municípios quer da EPAL/AdVT e da AdNorte”, tendo sido desenvolvidos vários suportes de comunicação, “como folhetos informativos, cartazes e flyers que deverão acompanhar as contas da água”, referem os promotores.


Por outro lado, as equipas da EPAL/AdVT e da AdNorte, em parceria, vão ajudar os municípios, ao dar início ao processo de redução de perdas nas redes de abastecimento de água municipais.

“Será feito através da identificação, no terreno, de roturas existentes e da sua imediata reparação, dotando, em simultâneo, os municípios de capacidade, presente e futura, de monitorização das suas redes em tempo real”, informa a mesma nota.

Entretanto, os quatro municípios anunciaram outras medidas que serão postas em prática de imediato.

Assim, nos concelhos de Mêda, Vila Nova de Foz Coa, São João da Pesqueira e Tabuaço, ficam proibidas as regas de jardins públicos com água potável, substituindo sempre que possível com água reciclada ou outras alternativas. A disponibilização de água nos chafarizes públicos e os consumos de água associados a fontes e fontanários públicos são, também interrompidos.

As autarquias decidiram, ainda, promover ações de sensibilização ambiental junto de técnicos e da comunidade escolar.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+