Tempo
|
A+ / A-

Morreu Artur Albarran

15 fev, 2022 - 19:34 • Redação

Antigo jornalista, apresentador e figura da televisão em Portugal faleceu aos 69 anos.

A+ / A-

Morreu o antigo jornalista Artur Albarran, avançaram esta terça-feira a CNN Portugal e a SIC Notícias.

O apresentador e figura da televisão em Portugal faleceu aos 69 anos.

Artur Albarran, que lutava contra um cancro, sofreu nos últimos anos com vários problemas de saúde e, no ano passado, teve Covid-19.

O jornalista cresceu em Moçambique, onde deu os primeiros passos na comunicação social no Rádio Clube. Foi para Portugal aos 18 anos e trabalhou no Rádio Clube Português.

Prosseguiu a carreira na inglesa BBC e regressou a Portugal para ingressar na RTP. Na estação pública, fundou o programa "Grande Reportagem" e ficou conhecido como repórter de guerra pela cobertura da Guerra do Golfo, em 1991, e da guerra na Somália.

Assume a direção do jornal "Século Ilustrado" e, com o advento das televisões privadas, Albarran muda-se para a TVI e mais tarde para a SIC.

A deixa "a tragédia, o drama, o horror", utilizada no programa "Imagens Reais", da SIC, é uma das suas frases mais conhecidas.

Na estação de Carnaxide trabalhou em informação e entretenimento, em programas como "A Cadeira do Poder" e "Acorrentados".

Em 1997 deixa a televisão e a comunicação social para abraçar uma carreira nos negócios, tornando-se presidente do conselho de administração da EuroAmer, uma imobiliária do grupo norte-americano Carlyle. A empresa faliu em 2005, o Ministério Público abriu uma investigação, mas o caso acabou por ser encerrado.

Os últimos anos ficaram marcados por vários problemas graves de saúde. Em 2011, Artur Albarran ficou doente com uma leucemia e foi sujeito a um transplante de medula óssea.

[em atualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+