Tempo
|
A+ / A-

Foco de gripe das aves em exploração de galinhas em Torres Vedras

14 fev, 2022 - 15:59 • Lusa

Medidas de controlo estão a ser implementadas e incluem a inspeção dos locais onde foi detetada a doença, abate dos animais infetados, indica a DGAV.

A+ / A-

Um foco de infeção pela gripe das aves foi detetado numa exploração de galinhas reprodutoras em A-dos-Cunhados e Macieira, no concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa, estando as medidas de controlo já a ser implementadas, anunciou esta segunda-feira a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Já no dia 8 de fevereiro, tinha sido confirmado um foco de infeção nesta freguesia, numa exploração comercial de galinhas reprodutoras.

A DGAV refere, em comunicado, que as medidas de controlo estão a ser implementadas e incluem a inspeção dos locais onde foi detetada a doença, abate dos animais infetados, bem como a notificação das explorações com aves nas zonas de proteção num raio de três quilómetros em redor do foco e de vigilância num raio de 10 quilómetros em redor do foco.

A Direção-Geral de Veterinária volta a apelar a todos os detentores de aves para que cumpram as medidas de biossegurança e boas práticas de produção avícola, reforçando também os procedimentos de higiene das instalações equipamentos e materiais.

Por sua vez, a "notificação de qualquer suspeita deve ser realizada de forma imediata", permitindo a adoção das medidas de controlo.

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+