Tempo
|
A+ / A-

Quase 4 mil comunicações de perigo para crianças e jovens em pandemia

11 fev, 2022 - 16:14 • Lusa

Desde maio de 2020, a Linha Crianças em Perigo da Comissão de Proteção das Crianças e Jovens também recebeu 2.192 chamadas telefónicas.

A+ / A-

O Formulário de Comunicação de Situação de Perigo para crianças e jovens foi preenchido 3.905 vezes desde 1 de junho de 2020 e até 31 de janeiro passado, segundo a presidente da comissão responsável pela ferramenta.

Em declarações à Lusa, a presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), Rosário Farmhouse, acrescentou que, no mesmo período (começando um pouco antes, em meados de maio de 2020), a Linha Crianças em Perigo recebeu 2.192 chamadas telefónicas.

Estas duas ferramentas foram criadas pela CNPDPCJ, na tutela do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, para "tornar mais acessível a comunicação de situações de perigo" para crianças e jovens durante a pandemia.

"Sem o formulário, haveria muitas crianças numa situação de perigo invisível", assinalou Rosário Farmhouse, adiantando que as ferramentas "são para continuar".

Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia através do formulário, disponível na página "online" da CNPDPCJ. A campanha teve como objetivo, sobretudo, chamar a atenção de "amigos, vizinhos, familiares e conhecidos".

As denúncias recebidas são depois acompanhadas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens territorialmente competente.

Em geral, todas elas correspondem, efetivamente, a "situações muito graves, que não se imaginava", constata Rosário Farmhouse.

Já a Linha Crianças em Perigo (96 21231111), assegurada por um técnico "muito experiente", tem dado resposta, sobretudo, a pedidos de informação.

Por exemplo, nos períodos de confinamento, foram muitas as dúvidas sobre a regulação das responsabilidades parentais, cuja rotina foi impactada com as restrições de contactos.

A linha telefónica foi criada porque "o isolamento pode aumentar o risco de violência em casa", com o lema "proteger crianças compete a tod@s".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+