Tempo
|
A+ / A-

Cibercrimes

Portal da Queixa alerta consumidores. É preciso “construir “forte literacia digital”

09 fev, 2022 - 14:11 • Rosário Silva

A maior rede social de consumidores de Portugal, pede aos cidadãos para estarem alerta e informados, para poderem “reconhecer cenários duvidosos e fraudulentos e saber como agir”.

A+ / A-

O Portal da Queixa alertou, esta quarta-feira, para a “tendência crescente” de crimes informáticos, revelando que, em 2021, recebeu na sua plataforma, só relativas a burlas online, mais de seis mil queixas.

Em comunicado enviado à Renascença, esta que é a maior rede social de consumidores de Portugal, constituindo-se como referência nacional em matéria de consumo, confirma que os ataques informáticos aumentaram durante a pandemia, exemplificando com os dados mais recentes do Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República (PGR).

“As denúncias de cibercrimes duplicaram em 2021, chegando às 1.160, mais do dobro do que no ano anterior”, refere, defendendo que “a literacia digital é a melhor arma para combater o crime informático”, reforçando alguns alertas junto dos consumidores.

Se é verdade que os ataques informáticos acontecem há vários anos - com esquemas que assumem diversos ‘modus operandis’, com maior ou menor impacto, também é verdade que a cibercriminalidade associada à vertiginosa evolução tecnológica está para durar”, lê-se na nota.

Desde ciberataques dirigidos a entidades governamentais, a bancos, a marcas e a empresas, esta é uma notícia que se tem repetido, nos últimos tempos.

O Portal da Queixa recorda que, só este ano, registaram-se ataques à página de internet da Assembleia da República, ao Grupo Impresa (SIC e Expresso), à Cofina (Record, Correio da Manhã, CMTV, Sábado e Jornal de Negócios), e, mais recentemente à operadora Vodafone.

Se o investimento em cibersegurança passará a ser uma prioridade vital para empresas, marcas e organizações, para os consumidores, sublinha a plataforma, “o caminho apontado é o de construir uma forte literacia digital”.

Para a maior rede social de consumidores de Portugal, “estar alerta, informado e ter consciência da situação, pode mesmo fazer toda a diferença”. A ideia passa, então, por saber “reconhecer cenários duvidosos e fraudulentos e saber como agir quando se é vítima de algum esquema de burla”.

Entre as medidas sugeridas pelo Portal, referência para a criação de passwords seguras, atualizando-as regularmente, o não ignorar as atualizações de software, nunca abrir mensagens de remetentes ou números desconhecidos, ou até mesmo de marcas e entidades conhecidas, mas que apresentem uma mensagem duvidosa.

Por outro lado, é feito um alerta quanto aos ataques por via das redes sociais, tendo em atenção a duplicação de perfis de marcas, celebridades ou influencers”, lembrando que “xistem perfis falsos de “Giveaways” que levam as pessoas a deixarem os seus dados pessoais ou cartão de crédito em plataformas desconhecidas”.

Em caso de fraude bancária ou se foi vítima de phishing, “deve alertar de imediato o seu banco e cancelar todos os cartões”.

Para qualquer dúvida, pode sempre “denunciar e partilhar a sua experiência”, uma vez que a reclamação no Portal da Queixa “não só alerta a marca sobre o que está a acontecer, como também ajuda outros consumidores a perceberem que podem estar prestes a ser alvo de fraude”.

O último Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) já alertava para os ciberataques contra infraestruturas críticas portuguesas com o objetivo de "aceder a informação classificada com valor político e económico".

Os dados mais recentes do Gabinete de Cibercrime da PGR dão conta que as denúncias de cibercrimes duplicaram no ano passado. Em 2021, o aumento foi "ainda mais expressivo" do que tinha sido em 2020, “com 1.160 denúncias recebidas, contra as 544 de 2020”. Em 2019, tinham sido 193.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+