Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Entrevista Renascença

“Crise severa pela falta água”. Ministra da Agricultura reforça pedido de ajuda na UE

07 fev, 2022 - 07:00 • Henrique Cunha com redação

“Neste momento, preocupa-nos o país por inteiro”, porque as reservas de água estão em baixo de Norte a Sul e não só, como tradicionalmente acontece, no Alentejo e no Algarve, assume Maria do Céu Antunes.

A+ / A-

A ministra da Agricultura vai insistir junto da Comissão Europeia no pedido para reforçar os adiantamentos de medidas de apoio aos agricultores por causa da seca. Em entrevista à Renascença, Maria do Céu Antunes diz ser necessário apoiar o sector que se debate com um aumento significativo dos custos de produção.

Reforcei o pedido que já tinha feito há 15 dias junto do Comissário Europeu para a Agricultura , nomeadamente, para podermos reduzir as taxas de controlo e, também, para podermos autorizar o reforço dos adiantamentos das medidas de apoio à superfície e a simplificação dos adiantamentos em linha com as medidas de exceção no quadro de apoio aos impactos do Covid-19”, avançou.

Mas a governante quer aproveitar para voltar a reforçar o seu pedido durante o Conselho de Ministros Extraordinário dos Ministros da Agricultura, que vai decorrer até terça-feira em Estrasburgo. “Vou estar com o senhor comissário e vou reforçar de novo – à semelhança do que temos articulado com os outros Estados-membros da bacia do mediterrâneo – para podermos intensificar as medidas e darmos resposta às necessidades dos agricultores, por esta dupla crise que se faz sentir: não só pelo aumento dos custos de produção, mas também por esta crise severa que se faz sentir pela falta de água.”

Enquanto isso, Maria do Céu Antunes adianta que a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural está a monitorizar a situação para estudar “medidas concretas” para as diferentes regiões, que são muito diferentes entre si, e vão necessitar de respostas específicas.

Entre as principais prioridades, o Governo coloca a questão do abeberamento animal que pode passar pela transferência de água de Alqueva, que está, neste momento, numa situação mais confortável.

A ministra da Agricultura diz que a seca atinge o país inteiro, porque as reservas de água estão em baixo, de Norte a Sul, e não só, como tradicionalmente acontece, no Alentejo e Algarve.

“Neste momento, o mapa de Portugal está por inteiro, porque as reservas de água estão em baixo em todo o território. Das 60 albufeiras que foram monitorizadas, 11 apresentam níveis de armazenamento acima dos 80% e 15 têm níveis inferiores a 40% do volume total. Estamos, de facto, preocupados com o panorama nacional e atentos a todo o território do continente”, afirma Maria do Céu Antunes.

País está a viver uma “crise severa pela falta água”.

Por isso, a governante já deu indicação para “se abrir uma medida de financiamento para pequenos investimentos nas explorações agrícolas, para a instalação de pontos de água”.

Além disso, apela a uma melhor gestão da água, que é um recurso que é escasso e que estamos todos empenhados em gerir de forma mais ciente, para podermos produzir mais com menos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+