Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Novo período de vacinação de crianças a 26 e 27 de fevereiro

07 fev, 2022 - 08:00 • Inês Braga Sampaio

O coronel Penha Gonçalves, coordenador do processo de vacinação contra a Covid-19 e gripe, garante haver vacinas para todos.

A+ / A-

Veja também:


O coordenador do processo de vacinação contra a Covid-19 e gripe revelou, esta segunda-feira, que o novo período de vacinação de crianças está previsto para os dias 26 e 27 de fevereiro.

Em entrevista à Renascença, o coronel Penha Gonçalves destacou que o último fim de semana de vacinação de crianças correu dentro do previsto e adiantou que, das mais de 74 mil inoculações, 48 mil foram segundas doses.

Aproveitou para tranquilizar os pais que não conseguiram vacinar as crianças até agora, devido a estarem infetadas ou em isolamento por contato de risco, garantindo que há vacinas mais do que suficientes para toda a gente.

"Estamos a receber vacinas na casa dos milhões, mensalmente. Temos vacinas suficientes, inclusivamente estamos em programas de cedência de vacinas a países mais necessitados", sustentou.

Para crianças que já tenham tomado a primeira dose e contraiam o vírus da Covid-19, o plano prevê que tomem a segunda na mesma.

Para já, adiantou ainda o coronel, não há nenhuma indicação para que jovens abaixo dos 18 anos venham a receber dose de reforço.

A partir desta segunda-feira deixa de existir a obrigatoriedade de apresentar teste negativo ao vírus SARS-CoV-2 para entrar em Portugal, bastando a apresentação de um certificado digital Covid-19 ou um comprovativo de vacinação reconhecido.

A Covid-19 provocou pelo menos 5,723 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse, divulgado no sábado.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante do mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    07 fev, 2022 Palmela 10:43
    Porque razao insistem nisto? O simas " ja disse que a pandemia acabou!

Destaques V+