Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Apreendida "escultura desencaminhada" de João Rendeiro

04 fev, 2022 - 09:26 • Marta Grosso

A obra estava num armazém em Alcabideche. É a segunda vez esta semana que são apreendidos bens do ex-banqueiro, que está a ser julgado na África do Sul, para onde fugiu.

A+ / A-

A Polícia Judiciária recuperou uma escultura que pertence ao acervo de João Rendeiro, mas que se encontrava “desencaminhada”, refere a PJ em comunicado emitido nesta sexta-feira.

A obra pertence a um autor desconhecido e chama-se “Venezianischer Mohr (mouro veneziano). Foi encontrada num armazém em Alcabideche, após busca não domiciliária levada a cabo no local.

A escultura “agora recuperada, e que se encontrava desencaminhada, faz parte do acervo de obras de arte apreendidas a João Rendeiro, no âmbito de inquérito no qual se encontra condenado numa pena de 10 anos de prisão efetiva, pela prática de crimes de fraude fiscal qualificada, abuso de confiança qualificado e branqueamento”, refere ainda o comunicado.

Na terça-feira, a Polícia Judiciária fez buscas na casa do ex-banqueiro e apreendeu todos os bens de valor da família.


Rendeiro está a ser julgado na África do Sul pelos crimes praticados em Portugal enquanto era presidente do BPP.

O ex-banqueiro foi condenado em três processos distintos relacionados com o colapso do BPP, tendo o tribunal dado como provado que retirou do banco 13,61 milhões de euros. Das três condenações, apenas uma já transitou em julgado e não admite mais recursos, com João Rendeiro a ter de cumprir uma pena de prisão efetiva de cinco anos e oito meses.

João Rendeiro foi ainda condenado a 10 anos de prisão num segundo processo e a mais três anos e seis meses num terceiro processo, sendo que estas duas sentenças ainda não transitaram em julgado.

O colapso do BPP, em 2010, lesou milhares de clientes e causou perdas de centenas de milhões de euros ao Estado.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+