Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ambiente

Prospeção de lítio na Guarda? "Território não está a ser salvaguardado", avisa autarca

02 fev, 2022 - 19:17 • Hugo Monteiro

Depois de o Governo ter anunciado que há condições para avançar em seis dos oito locais analisados, o presidente da Câmara da Gaurda confirma que vai recolher todos os pareceres técnicos para evitar que avance a prospeção de lítio.

A+ / A-

O presidente da Câmara da Guarda promete estar atento aos próximos passos no processo de prospeção de lítio.

Depois de o Governo ter anunciado que há condições para avançar em seis dos oito locais analisados, o autarca Sérgio Costa confirma à Renascença que vai recolher todos os pareceres técnicos para tentar evitar o avanço da prospeção de lítio no concelho.

"Vamos estar muito expectantes com os estudos de impacte ambiental, na medida em que continuam lá sinalizadas zonas com valor patrimonial e arqueológico muito importantes no nosso território", refere.

Sérgio Costa alega, por outro lado, que esse território "não está a ser salvaguardado, porque acresce, ainda, dizer que boa parte desta área encontra-se dentro do GeoParque Estrela".

"Vamos fazer a análise técnica para, ato contínuo, estarmos atentos, porque nós queremos salvaguardar as nossas gentes", acrescenta.

O autarca da Guarda quer evitar que se repitam erros cometidos no passado e que prejudicaram a região.

"Há 180 anos, toda esta zona foi fustigada com a pesquisa e a prospeção, à época, de urânio, volfrâmio e de rádio e o Estado português gastou milhões e milhões de euros com a remediação ambiental dessas minas antigas e nós não queremos que isso volte a acontecer", avisa.

Sérgio Costa assegura, por isso, que o "o município da Guarda e as suas populações irão estar muito atentos àquilo que nos vai ser proposto nos próximos tempos".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+