Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seca

Bacias do Barlavento e Lima com água muito abaixo da média

01 fev, 2022 - 11:33 • Lusa

A+ / A-

As bacias do Barlavento (com 14,4%) e do Lima (com 16,7%) mantinham-se, no final de janeiro, com a menor quantidade de água armazenada, em comparação com outras monitorizadas, segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

No final do mês de dezembro, as bacias do Barlavento e Lima apresentavam uma disponibilidades de água de 14,3% e 22,2%, respetivamente.

As médias de armazenamento para o mês de janeiro são nas bacias do Barlavento e do Lima de 71,9% e de 61,5%, respetivamente.

De acordo com os dados, no final de janeiro estavam também com menor disponibilidade de água as bacias do Ave (35,9%), Sado e Mira (41,5%), Cávado (42%), Tejo (52,8%) e Arade (52,3%). Estas bacias desceram todas relativamente ao final do mês de dezembro.

Já as bacias do Douro (56,4%), Oeste (61,8%), Mondego (64,2%) e Guadiana (76,7%) tinham os níveis mais altos de armazenamento no final de janeiro.

Quinze das 60 albufeiras monitorizadas tinham, no final de janeiro, disponibilidades hídricas inferiores a 40% do volume total, enquanto oito apresentavam valores superiores a 80%, segundo o SNIRH.

No último dia do mês de janeiro e comparativamente ao mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em duas bacias hidrográficas e uma descida em 10.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+