Tempo
|
A+ / A-

É "urgente" que os dadores de sangue façam a sua dádiva

29 jan, 2022 - 12:40 • Marina Pimentel com redação

Os Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra estão abertos sábado e domingo entre as 8h00 e as 19h30.

A+ / A-

“Precisamos urgentemente que os dadores façam a sua dádiva”. O renovado apelo é feito pela presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Maria Antónia Escoval assume situação das reservas de sangue, neste momento, é preocupante.

“Temos uma diminuição das reservas. Fizemos um apelo na passada terça-feira e mesmo assim não tivemos um número significativo de dadores e tivemos de voltar a apelar”, afirma.

Segundo a responsável existem dois fatores determinantes para esta diminuição: o confinamento das pessoas infetadas ou em isolamento profilático por causa do novo coronavírus.

Para manter toda a atividade precisamos de uma resposta rápida” dos portugueses.

Os grupos sanguíneos mais afetados são o “O positivo”, “O negativo”, “B negativo “, “A positivo” e o “A negativo”.

segundo o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, os hospitais necessitam entre 800 a 1.000 unidades de sangue e componentes sanguíneos todos os dias e nunca é demais relembrar que os componentes sanguíneos têm um tempo limitado de armazenamento (35 a 42 dias para os concentrados eritrocitários e cinco a sete dias para as plaquetas); os dadores de sangue, sendo homens, só podem realizar a sua dádiva de três em três meses e, sendo mulheres, de quatro em quatro meses.

Para ser dador de sangue basta ter entre 18 e 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos) e ter peso igual ou superior a 50 kg e que as pessoas candidatas à dádiva que tenham tido covid-19 devem aguardar 14 dias e as que fizeram a vacina de reforço devem aguardar sete dias, para se candidatarem novamente.

Para facilitar as dádivas os Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra estarão abertos no sábado e no domingo entre as 8h00 e as 19h30.



Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+