Tempo
|
A+ / A-

ASAE apreende cerca de 426 mil ovos em Leiria

29 jan, 2022 - 10:50 • Lusa

Brigada levou a cabo uma ação direcionada a centros de classificação e embalamento de ovos.

A+ / A-

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 426 mil ovos no concelho de Leiria, numa ação inspetiva direcionada a centros de classificação e embalamento de ovos.

"Como resultado das ações, assinala-se a instauração de um processo de contraordenação por colocação no mercado de ovos sem a devida marca de identificação e por falta de indicações obrigatórias nas embalagens de transporte, tais como a data de expedição e quantidade, a falta de registos diários de modo de criação e as quantidades de ovos classificados e não classificados", refere um comunicado.

Na sequência da operação de fiscalização da Brigada de Indústrias da Unidade Regional do Centro -- Unidade Operacional de Coimbra, foi determinada a apreensão de 426.264 ovos, no valor estimado de 33.643 euros.

A ASAE explica que, segundo a legislação em vigor, "os consumidores, através de um código impresso nas embalagens e nos ovos, devem obter informação sobre o país de origem do produto, condições de criação das galinhas e zona de exploração de onde os ovos são originários, sendo ainda obrigatória a indicação da data da durabilidade atribuída aos ovos, não podendo a mesma exceder o prazo de 28 dias relativamente à data da postura".

O comunicado acrescenta que este órgão de polícia criminal "continuará a desenvolver ações de fiscalização em prol da sã e leal concorrência entre operadores económicos, bem como da defesa e da segurança dos consumidores".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+