Tempo
|
A+ / A-

Maiores de 18 anos já podem agendar reforço da vacina Covid-19

27 jan, 2022 - 17:04 • Ricardo Vieira

Para marcar a vacinação, os utentes devem inscrever-se no Portal do Agendamento do Ministério da Saúde.

A+ / A-

Veja também:


As pessoas com 18 ou mais anos já podem, a partir desta quinta-feira à tarde, agendar dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

Para recorrerem ao autoagendamento, os utentes devem ter completado o esquema primário há cinco meses e não ter contraído a doença há menos de cinco meses, explicam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em comunicado.

Para marcar a vacinação, os utentes devem inscrever-se no Portal do Agendamento do Ministério da Saúde.

Para os adultos que receberam a vacina da Janssen há pelo menos três meses, além do autoagendamento disponível no portal covid-19, está agora disponível a modalidade de “casa aberta”.

“Assim, quem foi vacinado com a Janssen pode dirigir-se ao centro de vacinação que lhe for mais conveniente, sem qualquer contacto ou agendamento prévio”, avançam os SPMS.

Atualmente, podem marcar a dose de reforço (e a vacina da gripe, se elegível) as pessoas com:

  • 50 ou mais anos para dose de reforço contra a Covid-19 e/ou Gripe
  • 18 ou mais anos para dose de reforço contra a Covid-19
  • 18 ou mais anos vacinados com vacina Janssen há 90 ou mais dias.

Segundo dados desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde, quatro milhões 630 mil pessoas já receberam a dose de reforço da imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2 e mais de 8,7 milhões têm a vacinação primária completa.

Portugal regista, nesta quinta-feira, mais 65.706 novos casos de Covid-19, um novo máximo desde o início da pandemia.

No último dia morreram 41 pessoas com Covid-19, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos hospitais portugueses, no conjunto de enfermarias e unidades de cuidados intensivos, há esta quinta-feira 2.249 pessoas internadas, menos 64 doentes em relação ao dia anterior. O número de internados desce pelo terceiro dia consecutivo.

Analisando apenas as unidades de cuidados intensivos, há menos sete pessoas internadas, num total de 147 pacientes mais graves.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou, nesta quinta-feira, a autorização de comercialização condicional para o medicamento da Pfizer contra a Covid-19.

De acordo com o comunicado publicado no site da agência, a recomendação do comité de medicamentos para humanos refere-se ao antiviral oral Paxlovid, destinado a adultos que não precisam de oxigénio suplementar e que correm maior risco de doença grave.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+