Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso Abramovich

Frente Cívica. É "prudente" suspender atribuição de nacionalidade a descendentes de judeus sefarditas

25 jan, 2022 - 23:00 • Vítor Mesquita , com Redação

Vice-presidente dá o exemplo do processo espanhol equivalente para sugerir a criação "de um limite temporal para as comunidades regressarem ao país para não termos em aberto todo o sempre um processo com riscos de abuso".

A+ / A-

O vice-presidente da Associação Frente Cívica defende que, enquanto decorrem as investigações à atribuição de nacionalidade portuguesa a Roman Abramovich, era "prudente" suspender o processo que ao abrigo da Lei concede esse direito aos descendentes de judeus sefarditas.

"Há uma responsabilidade nacional e internacional de suspender este regime, enquanto as averiguações são feitas, e também de rever a lei", defende à Renascença João Paulo Batalha.

Dá o exemplo do processo espanhol equivalente para sugerir a criação "de um limite temporal para as comunidades regressarem ao país para não termos em aberto todo o sempre um processo com riscos de abuso".

É neste quadro que os dirigentes da Frente Cívica escrevem e enviam, esta quarta-feira, uma carta ao ativista russo Alexei Navalny.

No documento a que a Renascença teve acesso em primeira mão, dizem partilhar da indignação do opositor de Vladimir Putin com a obtenção da nacionalidade portuguesa por Abramovich.

"Nós vimos como Navalny denunciou a permissividade do Estado português neste caso e não deixamos de concordar com ele e de nos sentirmos envergonhados com a figura que o Estado fez a nível internacional", explica João Paulo Batalha.

O ativista russo Alexei Navalny, no final de dezembro, criticou Portugal, um país da NATO, por ter concedido cidadania a Abramovich, chegando a dizer que as autoridades portuguesas carregam malas com dinheiro.

A carta redigida pela Associação Frente Cívica pede esclarecimentos ao Instituto dos Registos de Notariado, como, por exemplo, "informação estatística que nos permita avaliar como o programa está a ser controlado pelo Estado português", conta João Paulo Batalha.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+